
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a AIDS, é causada pelo HIV. Vírus que ataca as células de defesa do corpo, e faz que o organismo fique mais vulnerável a várias doenças, de um simples resfriados a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. A AIDS ocorre principalmente nos países mais pobres e nos que possuem maior desigualdade social.
Desde os primeiros casos descritos e compatíveis com a AIDS, tem-se observado a prevalência de alterações clínicas relacionadas ao trato gastrointestinal dos infectados, sobretudo, quadros diarreicos.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi inicialmente considerado causa dos sintomas intestinais em pacientes HIV com ausência de patógenos causadores de diarreia. É comum em pacientes HIV/AIDS o encontro de apoptose, abcessos, atrofia das vilosidades, má absorção e digestão. [...] A etiologia do processo diarreico na AIDS é variável, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos, assim como pelo próprio HIV que determina efeitos diretos sobre a mucosa intestinal, produzindo a enteropatia da AIDS. [...]
[...] Muitas espécies de enteroparasitas passaram a ter importância como agentes potencialmente patogênicos para os pacientes infectados com o HIV, principalmente nos doentes com número de linfócitos T CD4 menor que 200 células/mm3. Apesar da introdução da terapia antirretroviral de alta potência (HAART) estudos realizados nos últimos anos relatam diarreia crônica em grande parte dos pacientes, mesmo após recuperação imunológica. ¹
A diarreia nos pacientes HIV positivos leva a deterioração dos quadros clínicos e diminuição da qualidade de vida destes. Uma vez que predispõe estes pacientes às infecções entéricas o que, por sua vez, deixa-os suscetíveis a níveis baixos de alguns patógenos, que produziriam apenas leves infecções em pessoas saudáveis. Fato que agrava a imunossupressão, acelera o curso da doença e, em última instância, a morte desses pacientes.
Referências:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822009000500013 ¹ (acesso em 24/10/2014)
http://seujornal.com/saude/126-contrastes-nas-doencas-de-ricos-e-pobres (acesso em 24/10/2014)








